MAS COELHO BOTA OVO?

Na antiguidade, muitos povos viam no ovo um símbolo da vida; semelhantemente, o coelho (ou a lebre) era relacionado à fertilidade. Contudo, não há consenso entre os historiadores a respeito de como surgiu a conhecida imagem do Coelho da Páscoa. Uma possível explicação é o costume, já na Idade Média, de distribuir alguns alimentos favoritos após os jejuns praticados na Quaresma.

Especialmente entre as crianças, esses alimentos incluíam ovos cozidos e guloseimas, e não demoraria até que começassem a guardar os doces em cascas de ovos decorados, que eram e escondidos para as crianças encontrarem. Daí, para o moderno ovo de chocolate, foi um pulo! O resultado, evidentemente, eram crianças que gostavam muito da Páscoa, mas que permaneciam completamente ignorantes do significado espiritual da data. Isso é uma pena, pois geração após geração a Páscoa foi se tornando cada vez mais materialista e infantilizada.

Vemos seu materialismo no fato de que seu significado está atrelado ao cardápio “típico”, que normalmente inclui comidas bem caras (como o bacalhau e outros peixes), ou que encarecem somente por causa da festa (como os próprios ovos de chocolate). E percebemos sua infantilização no apelo do comércio nos ovos e na programação da televisão, por exemplo.

É necessário que as famílias cristãs, ajudadas pela igreja, enfatizem o significado e o valor espirituais da Páscoa cristã. Nossas crianças precisam saber que estamos celebrando morte e ressurreição do nosso bom Salvador em nosso lugar, por meio de quem obtivemos o perdão dos nossos pecados, e para quem agora vivemos (Cl 2.12-14; 2Co 5.14,15).

É claro, as crianças podem se deliciar com o chocolate – assim como nós, adultos. Porém, é essencial que façamos isso como só os cristãos podem fazer: com gratidão ao Senhor e para a glória dele (1Co 10.30,31). Coelhos não botam ovos. Mas o Filho de Deus morreu e ressuscitou

Pr. Alceu Lourenço

Rua Estácio Ferreira, 166 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP, 02926-050

Seja Bem-Vindo

“Você e sua família são bem-vindos”

Endereço

Rua Estácio Ferreira, 166
Freguesia do Ó
São Paulo – SP
CEP: 02926-050

© 2020 - Igreja Presbiteriana da Freguesia do Ó - Todos os direitos reservados

Open chat
Olá, seja bem-vindo!