Leitura bíblica, do dever ao prazer

Você tem dificuldade para ler a Bíblia? O cansaço te vence todo dia? Você deixa para depois e quando vai ver, já está tarde, o dia acabou, e não deu tempo de ler novamente? Calma, você não é o único nessa luta.  Todos sabemos que o cristão deve ler sua Bíblia, a Palavra nos exorta a isso constantemente, a Igreja nos incentiva a ter essa disciplina, mas sejamos sinceros, falar é mais fácil que fazer, por isso, gostaria de aqui dar alguns estímulos e dicas para caminharmos do dever duro e cansativo ao prazer que é ler a Palavra do nosso Deus todos os dias.

Qual sua motivação para ler? Pode parecer estranho perguntar isso, mas por que você quer ler? Por que é algo que você se sente obrigado? Por culpa? Esses não são bons motivos para ler a Palavra, eles não nos levam muito longe. Se não tivermos uma boa motivação, não vamos sair de Gênesis, por isso lembre-se, o melhor motivo que você deve ter para ler a Palavra é o de conhecer a Deus e ser transformado por ele. À medida que passamos tempo com Deus em sua Palavra, somos transformados à semelhança de Cristo.

Leia com papel e caneta na mão. Muitas vezes começamos a ler e aparecem vários termos e assuntos que desconhecemos. Nessas horas, é muito fácil desanimar, afinal ninguém gosta de ler algo que não entende. Tente anotar aquilo que não entende e fazer brevíssimos resumos do que já foi lido, isso irá te ajudar a guardar e entender melhor a mensagem principal do texto.

Baixe suas expectativas sobre você mesmo. Ninguém pegaria uma obra de Camões ou Aristóteles e faria a leitura do mesmo jeito que se lê uma tirinha do jornal, como se dominasse o assunto. Leia a palavra na posição de aprendiz, não tenha receio de admitir que não entendeu algo, pois é completamente normal. É um texto antigo, mas foi entregue a nós. Com o passar do tempo, você vai começar a entender melhor os assuntos, relacionar as histórias e a interpretar o que está sendo lido.

Deus quer que você o conheça. Se você é cristão, saiba que nosso Deus te ama! E ele te deu sua Palavra como um presente, através da pregação desse livro que hoje você tem em mãos você foi salvo, através dele também você tem sido alimentado, através dele o próprio Deus fala com você, nela você irá encontrar: sabedoria, paz, direção, conforto, correção, avisos e ensino que não encontrará em nenhum outro lugar, Seu Deus quer que você o conheça melhor a cada dia.

Leia com alguém. Talvez isso possa alavancar a sua leitura da Palavra, encontre alguém para ler, de preferência sua família ou amigos mais próximos, marquem um horário para isso, tente não negociar ou trocar isso por nada, de maneira que se torne algo regular, pois no dia que um desanimar o outro o lembrará, e dessa forma os dois serão abençoados.

Em Cristo, Rev. Günther Nagel 

Rua Estácio Ferreira, 166 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP, 02926-050

© 2020 - Igreja Presbiteriana da Freguesia do Ó - Todos os direitos reservados