QUEM É SUFICIENTE PARA ESSAS COISAS?

Quais são os grandes desafios para o cumprimento de nossa missão como igreja? Fidelidade doutrinária? Evangelização? Ação social? Comunhão? Relevância no bairro? Visitação pastoral? Presença nas mídias sociais? Discipulado? Programações e eventos? Localização? Adoração fervorosa? Promover encontros durante semana? Formação de novas lideranças? Qualidade musical? Boa pregação?  Você acrescentaria outro item à lista? Certamente a igreja tem muitos desafios no cumprimento de sua missão, uma missão que pertence a cada um de nós na IPFÓ. Diante de tantos desafios podemos perguntar com o Apostolo Paulo “quem é suficiente para essas coisas?” (2 Co 2.16). Para responder essa questão e cumprirmos nosso chamado precisamos nos lembrar, de onde vem nosso poder para cumprir nossa missão.

Após sua ressurreição, Jesus chamou seus discípulos e disse para eles que iria para o Pai, algo que ele já havia avisado antes. Diante dessa notícia os discípulos poderiam se sentir extremamente desesperados, pois dias antes todos eles haviam o abandonado e negado, estavam cônscios de sua fraqueza, de sua incapacidade de continuar a missão de Cristo. Diante desse temor que assolaria o coração dos discípulos, Jesus manda eles esperarem em Jerusalém até o dia em que seriam revestidos de poder (Lc 24.44-49), algo que ele repete dias depois deixando mais explicito do que falava, eles seriam batizados com o Espirito Santo como João Batista havia avisado (At 1.5), mas mesmo assim eles ainda estavam focados nos problemas terrenos, eles se preocupavam com o poderio de Roma (At 1.6-7) se Jesus iria derrubar os poderes desse mundo e instituir um reino poderoso em Israel. E novamente Jesus reorienta seus discípulos, mostrando que esses temores são fruto de não compreender sua missão e de onde vem seu poder, ele diz “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). Uma realidade que se cumpriria alguns dias depois no Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os 120 discípulos reunidos num só lugar (At 2.1-4) e cheios do Espírito Santo deram continuidade à obra de Jesus (At 1.1) no mesmo Espírito que esteve sobre Jesus (Lc 4.1,14-15, 16-21).

Hoje nossos desafios podem mudar em forma, mas não mudam em essência, da mesma forma nossa estratégia pode se adaptar, em sua forma para alcançar o mundo de hoje e cumprir nossa missão, mas não sua essência: promover o Reino de Deus. Hoje podemos e devemos responder a pergunta de Paulo da mesma forma que ele respondeu mais à frente na carta: “a nossa suficiência vem de Deus” (2 Co 3.5) Quando for tentado a pensar que os desafios da IPFÓ são grandes demais lembre-se de onde vem nosso poder e suficiência, vem de Deus, da presença poderosa do Espírito Santo em nossa vida, portanto faça sua parte na obra de Deus, do jeito de Deus, no poder de Deus, para a glória de Deus!

Em Cristo, Rev. Günther Nagel 

Rua Estácio Ferreira, 166 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP, 02926-050

Seja Bem-Vindo

“Você e sua família são bem-vindos”

Endereço

Rua Estácio Ferreira, 166
Freguesia do Ó
São Paulo – SP
CEP: 02926-050

© 2020 - Igreja Presbiteriana da Freguesia do Ó - Todos os direitos reservados