NOSSA HISTÓRIA

HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA DA FREGUESIA DO Ó

No início da década de 2010, duas pequenas comunidades ligadas à Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) na Zona Norte paulistana deram um passo muito importante, rumo a um novo tempo em suas histórias. A Igreja Presbiteriana Hebrom (ligada ao Presbitério Norte Paulistano, PNPT) e a Igreja Presbiteriana da Freguesia do Ó (ligada ao Presbitério Unido, PRUN) decidiram se unir e formar uma só Igreja, com o objetivo de fortalecer o Presbiterianismo em um dos bairros mais tradicionais de São Paulo – a Freguesia do Ó.

Como resultado de muito trabalho, planejamento e oração, os conselhos de ambas as igrejas entenderam que todas as dificuldades precisariam ser superadas para o êxito do projeto. Um tempo de muitos desafios, mas também de muita coragem, dependência de Deus e paciência para lidar com todos os obstáculos que surgiram no meio do caminho.

Assim, no dia 16 de dezembro de 2012, todos os membros se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária para constituir a nova igreja. Foram também os membros que posteriormente escolheram o nome da nova igreja: Igreja Presbiteriana Unida da Freguesia do Ó.

A nova comunidade unificada permaneceu no endereço da antiga IPFÓ, devido à melhor localização e estrutura física. Os primeiros pastores foram Rev. Danillo Scarpelli e Rev. Ismael Rachid (pastores da IPH), que conduziram a igreja através do período inicial de adaptação e amadurecimento.

Em 2014, o Rev. Danilo foi para o campo missionário no Chile, e o Rev. Ismael continuou seu pastorado até 2016, contando com a colaboração do Rev. Felipe Fontes a partir de 2015. Em 2017 assume o primeiro pastor a ser eleito pela nova igreja, Rev. Nilson Ribeiro Jr., que conduz a igreja com o apoio do Rev. Felipe até 2019.

Com a contribuição de cada obreiro, a nova igreja se consolidou, e em 2019 o Conselho decidiu que o nome que remetia à transição já tinha cumprido o seu papel histórico, e a igreja dali em diante passou a se chamar Igreja Presbiteriana da Freguesia do Ó.

O ano de 2020 marca o início do pastorado do Rev. Alceu Lourenço. Mas a verdade é que podemos olhar nossa história e concluir que foi graça do Senhor que nos susteve até aqui, e que é ela que seguirá nos abençoando em tudo. Assim, rogamos ao Senhor que continue nos conduzindo em seus caminhos e nos usando como instrumento para abençoa nossa região com a proclamação do evangelho de Cristo.

Somente a Deus toda Glória.

Rua Estácio Ferreira, 166 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP, 02926-050

© 2020 - Igreja Presbiteriana da Freguesia do Ó - Todos os direitos reservados