NOSSA IDENTIDADE

TRADIÇÃO HISTÓRICA

A Igreja Presbiteriana da Freguesia do Ó é uma comunidade cristã reformada. Isso significa que estamos ligados à tradição teológica que iniciou com a Reforma Protestante do século 16, particularmente ao pensamento teológico de João Calvino (1509-1564), pastor da igreja Reformada da cidade de Genebra.

A tradição reformada (também chamada de calvinismo) chegou em 1560 à Igreja Presbiteriana da Escócia por meio de João Knox (1514-1572). Mas, no século seguinte, inúmeros reformados e presbiterianos do Reino Unido fugiram para o “Novo Mundo”, fugindo da perseguição religiosa em seus países.

E foi a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos que enviou o primeiro missionário protestante ao Brasil: o Rev. Ashbel Green Simonton, que chegou em 12 de agosto de 1859 ao Rio de Janeiro. Ele morreu após seis anos pregando o evangelho; contudo, o trabalho iniciado por ele avançou, e em 1910 a Igreja Presbiteriana do Brasil emancipou-se das igrejas americanas.

Atualmente, IPB conta com mais de 600mil membros em mais de 6mil igrejas e congregações espalhadas pelo Brasil todo. Tem oito seminários para formação de pastores, a Editora Cultura Cristã, a Universidade Mackenzie (SP e RJ) e dois Hospitais Evangélicos (GO e MS), além de mais de uma centena de colégios e centros de assistência social ligados às igrejas locais. Mantém mais de duzentos missionários em 41 países, inclusive entre povos muçulmanos e indígenas.

A IPFÓ tem a alegria de ser parte da família presbiteriana do Brasil e do mundo.

Quer saber mais sobre a Igreja Presbiteriana do Brasil? Então acesse: https://ipb.org.br/

VALORES

Glória somente a Deus: A Teologia reformada é caracterizada pela centralidade de Deus, isto é, buscamos em tudo render somente a Deus toda a glória: na forma como prestamos o culto, na maneira como entendemos a salvação, na forma como vemos a vida.

Escritura como regra de fé: Cremos que a Bíblia, sendo a Palavra de Deus, é suficiente para conduzir a igreja em toda a vontade de Deus, por isso temos nossa doutrina, vida e culto firmemente fundamentados na Escritura Sagrada.

Governo bíblico da igreja: Nossa igreja é governada por homens eleitos pela própria igreja: os Presbíteros, responsáveis pela administração, disciplina e ensino da igreja (o pastor é um presbítero que se especializou no ensino da Escritura); e os Diáconos, que cuidam da assistência aos carentes e da ordem no culto.

Confessionalidade: Afirmamos que ensino bíblico está corretamente sistematizado na Confissão de Fé e Catecismos de Westminster, por isso, ao serem ordenados nossos oficiais devem afirmar sua lealdade a estes documentos.

Quer conhecer melhor a doutrina presbiteriana? Então leia nossa Confissão de fé aqui (http://www.ipb.org.br/recursos/download/a-confissao-de-fe-de-westminster-148 )

Rua Estácio Ferreira, 166 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP, 02926-050

© 2020 - Igreja Presbiteriana da Freguesia do Ó - Todos os direitos reservados