Jejuar para quê?

Neste breve artigo quero apresentar brevemente o que é o jejum bíblico e como podemos praticá-lo. No Evangelho escrito por Mateus encontramos Jesus ensinando seus discípulos sobre como deve ser a piedade do cidadão do Reino de Deus, apresentando três pilares da piedade cristã: A esmola (Mt 6.1-4); a oração (Mt 6.5-15) e o jejum (Mt 6.16-18). O Jejum é apresentado logo em seguida ao ensino da oração do “Pai-Nosso”, uma oração que nenhum cristão nega ser o modelo de oração que temos da parte do Senhor. Por que valorizamos tanto essa oração, mas não a instrução sobre o jejum que vem em seguida?

O que é o Jejum. Jesus inicia a instrução sobre o jejum deixando um claro indício de que ele espera que o observemos “quando Jejuardes” ele não diz “se jejuardes”, mas “quando”. O jejum deveria ser parte normal de nossas disciplinas espirituais, algo de nosso uso comum. Mas o que é o Jejum? Basicamente, jejum significa “não comer” é renunciar algo essencial para a vida humana para ter tempo com alguém mais importante. Em linhas gerais, o jejum bíblico é abrir mão do comer e/ou beber, sono (Lc 6.1) e intimidade conjugal (1 Co 7.5) para ter mais tempo com Deus em oração, adoração, meditação.

A recompensa do Jejum. Jesus nos ensina que não devemos jejuar de forma teatral ou pública, com o intuito de externar algum tipo de “espiritualidade”. O Jejum é uma disciplina discreta e íntima. Ele deve ser feito com vistas a ter mais de Deus, ter mais tempo com ele em oração, meditação e adoração nada além disso. Se Deus for o alvo e nossa maior ambição, é dele que receberemos a recompensa (Mt 6.18) e não das pessoas que se impressionam com nossa conduta. Essa recompensa é maior intimidade e tempo com Deus.

Princípios gerais sobre o Jejum:

– O Jejum não tem duração mínima nem máxima, vai da liberdade de cada cristão.

– O Jejum não tem frequência mínima, vai da liberdade e sabedoria de cada cristão.

– O Jejum não é para barganhar com Deus, mas para ter mais tempo com ele.

– O Jejum pode ser feito de forma individual ou coletiva.

– O Jejum deve ser usado para gastar tempo em oração, adoração, meditação, se não for usado para se aproximar de Deus é apenas dieta.

– O objetivo do Jejum não é se sacrificar, não coloque sua saúde em risco para que o jejum seja “mais forte”

Que Deus nos dê a graça de sentir fome e sede pelo Pão e a água da vida que é nosso Senhor Jesus Cristo.

Em Cristo, Rev. Günther Nagel 

 

Rua Estácio Ferreira, 166 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP, 02926-050

© 2020 - Igreja Presbiteriana da Freguesia do Ó - Todos os direitos reservados