UCP

União de Crianças Presbiterianas

A União de Crianças Presbiterianas da I.P.UNIDA da Freguesia do Ó, é uma sociedade interna formada por crianças, visando o crescimento espiritual, físico, intelectual e convívio social, baseado em Lucas 2.52. A UCP é uma sociedade onde a criança aprende a servir ao Senhor Jesus por meio da Igreja, recebendo noções de diversos cargos, funções e aprendendo a liderar.

Moto: "Batalhando por Cristo, lutando com amor, sou um soldado de nosso Senhor."

Diretoria

Conheça a nossa diretoria.

Presidente:   Gabriela
Vice Presidente:   Otavio
1ª Secretário:   Isabella
2ª Secretário:   Beatriz
Tesoureira:   Gustavo
     
História da UCP

A 'União de Crianças Presbiterianas' (UCP) da I.P.UNIDA da Freguesia do Ó, é um departamento comum em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil pertencentes à Igreja Presbiteriana do Brasil.

Têm como objetivo organizar as atividades realizadas com as crianças de cada igreja local. A UCP busca ser uma forma de envolver as crianças com o trabalho da igreja, organizando atividades recreativas. Em muitas igrejas o trabalho com as crianças é realizado aos sábados.

Inclui um momento de louvor seguido de alguma reflexão bíblica voltada para as crianças. Logo após é costume servir um lanche acompanhado de um momento de recreação, como a realização de brincadeiras, manualidades ou práticas esportivas como o tradicional futebol. Nas férias, é costume em muitas igrejas realizar acampamentos e a tradicional EBF (Escola Bíblica de Férias), que engloba uma série de atividades especiais utilizadas também como instrumento de evangelização.

Nos anos 40, 41 e 42, participávamos, eu e meus Irmãos de uma animada Liga Juvenil, na Igreja Presbiteriana de S. José dei Rei, MG. Tínhamos as nossas reuniões nas tardes de sábado, na casa da diretora, Dna. Lavínia, senhora consagrada, animada e dedicada. Morava ao lado da Igreja. Na sua simplicidade, com poucos e precários recursos, nos proporcionava horas felizes e gostosas, com brincadeiras, estudos, trabalhos e um gostoso lanche. Tínhamos reuniões especiais, festivas com vários programas. Tantos anos se passaram, mas a lembrança daquela época feliz, marcante ficou profundamente registrada no meu coração. Creio que por causa deste doce período que marcou a minha infância, mais tarde, já morando em Niterói, pude organizar a Liga Juvenil da nossa 1ª Igreja Presbiteriana de Niterói e ficar trabalhando até hoje. Tem sido longos e maravilhosos anos de trabalho com as crianças neste departamento tão importante da nossa Igreja.
Como e quando começou a Liga Juvenil na nossa Igreja Presbiteriana do Brasil, não sei. Mas há muitos anos tem funcionado com muito dinamismo em algumas das nossas Igrejas com maravilhosos resultados na '.ida das crianças, levando-as a conhecer os ensinamentos do Senhor Jesus, ajudando-as a crescerem na Sua graça e conhecimento, dando-lhes uma boa base na vida cristã.
E por que UCP? No ano de 1980, numa reunião realizada em São Paulo como a Secretária Nacional do Trabalho Feminino, com a presença da Sra. Edna Costa, o pastor Loria (não me lembro o nome todo) e eu, como assessora da Sra. Edna Costa no trabalho da Liga Juvenil, foi proposto trocar o nome deste departamento para União de Crianças Presbiterianas — UCP.
O trabalho de crianças, até então, era vinculado ao trabalho das senhoras, com a direção da Secretaria Nacional de SAFs. Pouco depois, nos idos de 1982, foi criada a Secretaria de Infância. A 1ª Secretaria Nacional de Crianças foi assumida pela Sra. Edna Costa, que já era responsável pela Secretaria de Senhoras. No ano de 1986, foi nomeada a Sra. Angelina Vieira, que ocupou o cargo durante 8 anos, sendo substituída pelo pastor Josué Alves Ferreira, o nosso atual secretário.
No ano de 1978, nasceu a revista Juvenis por Cristo que tornou-se órgão oficial da Secretaria da Infância e levava aos líderes toda orientação sobre o trabalho, ideias e sugestões e para as crianças atividades e lições bíblicas. A revista circulou até o ano de 1995.
Pelas misericórdias do Senhor, durante anos, tendo estado à frente deste trabalho, aqui na minha igreja. Tem sido uma grande bênção na minha vida, muito aprendi e muito me edifiquei ensinando as crianças.
O meu grande desejo é que em todas as nossas Igrejas haja UCPs organizadas, ativas e que trabalhem com muito dinamismo preparando as nossas crianças na vida cristã levando-as a seguir e servir ao Senhor Jesus com muito amor.
O trabalho é realmente maravilhoso. Que Deus, o nosso Pai, nos abençoe e desperte as sãs igrejas para este tão importante trabalho.

 

Comemoração do Dias das Crianças - dia 26/10