A Cultura pode nos amar?


Se fôssemos mais como Cristo seríamos mais amados? Nada é mais falso do que a resposta que muitos tem dado a esta pergunta.

“É o suficiente para o discípulo ser como o seu mestre” - Mateus 10:25

Ninguém contesta essa afirmação, pois seria inconveniente para o servo ser exaltado acima de seu Mestre. Quando nosso Senhor estava na terra, qual foi o tratamento que ele recebeu? Suas reivindicações foram reconhecidas, suas instruções seguidas e Suas perfeições adoradas por aqueles a quem Ele veio para abençoar? Não! “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens”.

Seu lugar estava fora do acampamento! Levar a cruz era a Sua ocupação. Será que o mundo deu-Lhe consolo e descanso? "As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Este mundo inóspito não lhe proporcionou nenhum abrigo – o expulsaram e crucificaram!

Então, se você é um seguidor de Jesus, e mantém um caminhar consistente como Cristo e o Seu estilo de vida, o mundo irá tratá-lo como eles trataram o Salvador, eles vão te desprezar!

Não sonhe que os mundanos, a cultura vai admirá-lo quanto mais santo e semelhante a Cristo você for – Não sonhe que mais pacificamente as pessoas irão agir em direção a você. “Se chamaram o dono da casa de Belzebu, quanto mais eles chamarão os servos de sua casa?" Se fôssemos mais semelhantes a Cristo - seríamos mais odiado por seus inimigos! A cultura a volto tem cada vez gostado mais de como vives, do que ensinas, visto como relevante? Então o sinal de perigo já disparou!

Seria uma desonra triste para uma filho de Deus ser o favorito do mundo. É um péssimo sinal - ouvir um mundo perverso, aplaudir e gritar “Bem feito! Maravilhoso!” - para o homem cristão. Ele pode começar a olhar para o seu caráter e o caráter do seu ensino, e se perguntar se não tem feito tudo errado, quando os ímpios lhe dão a sua aprovação. Sejamos fiéis ao nosso Mestre, e não tenhamos nenhuma amizade com um mundo cego que despreza e rejeita a santidade do Senhor da glória! Longe de nós, buscar uma coroa de honra, onde nosso Senhor encontrou uma coroa de espinhos!

"Se o mundo vos odeia, entendam que ele me odiou antes de odiar a vós. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Contudo, porque não sois do mundo, mas eu vos escolhi do mundo, o mundo vos odeia!” - João 15:18-19

(Charles Haddon Spurgeon nasceu em 1834 e faleceu em 1892. Seu primeiro pastorado, aos 17 anos de idade, foi numa igreja em Cambridgeshire.
Mudou-se para New Park Street Chapel, Londres, em 1854, e em 5 anos tornou-se o ministro mais famoso da cidade.)

C.H.Spurgeon